Criar ou educar?

A curiosidade me levou a pesquisar mais do que o significado em alguns dicionários, mas a origem das palavras: criar e educar.

Encontrei alguns:

“criar” vem do Latim CREARE, “produzir, criar”, relacionado com CRESCERE, “crescer”.
educar” vem do latim educare,  instruir, cultivar, formar… ,por sua vez “educação” esta  ligado a “educere“, verbo composto do prefixo “ex” (fora) + “ducere” (conduzir, levar), e significa literalmente ‘conduzir para fora’, ou seja, preparar o indivíduo para o mundo.

Estas definições me levaram refletir, que a nós pais  é confiado uma missão muito especial e particular. A missão de educar, cultivar, formar, trazer para fora, trazer à luz , “aquele” e “aquela”  que Deus criou a Sua imagem e semelhança. Esses que chamamos de filho e filha, pequenas sementes de um homem e uma mulher de Deus que precisam do nosso amor incondicional e responsável.

Deus que conhece tudo de nós, sabe que há em nós  o pai e a mãe que ele pensou para seus filhos.

Diante desta linda realidade, não estamos sós. Graças a Jesus, somos filhos de um Deus que é Pai e Criador, temos também Maria, por Ele nossa Mãe e Formadora.

Portanto se faz necessário que em todo nosso modo de ser pai e mãe, possamos dizer ao Senhor,  junto com nosso filhos a uma só voz:

“Fostes vós (Senhor) que plasmastes as entranhas de meu corpo, vós me tecestes no seio de minha mãe. Sede bendito por me haverdes feito de modo tão maravilhoso. Pelas vossas obras tão extraordinárias, conheceis até o fundo a minha alma.” (Sl 138,14-15)

Retirado do Blog da Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário